Fale conoscoPágina Principal

Alterar tamanho do Texto     T 
   UM BREVE RELATO HISTÓRICO - ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE MARINGÁ
 
 
  A história do atletismo começa nos anos 60 com os corredores de rua em eventos esportivos realizados tanto em Maringá quanto na região. Na cidade de Maringá nos lembramos do atleta Sussumu Itami e Domingos Timóteo. Em 1961, Maringá participa com uma equipe de atletas nos Jogos Abertos do Paraná obtendo a 2º colocação na categoria masculina e feminina e desta data em diante, a participação do atletismo em todas as edições dos Jogos Abertos do Paraná e de todas as edições dos Jogos da Juventude do Paraná.

Mencionamos que até os anos 70 a modalidade de atletismo de Maringá foi desenvolvida pela Associação Cultural Esportiva de Maringá (ACEMA) com a realização, e a manutenção de eventos, aspecto que muito contribuiu para a formação de atletas em nível municipal, estadual, nacional e internacional da equipe de atletismo, onde destacamos alguns valores atléticos como Vicente Pimentel Dias, um dos melhores atletas do Brasil na prova de 800metros e 1.500m, Eva Batista Dias recordista Brasileira Juvenil nos 800m, Maria Aparecida Dias campeã Brasileira na prova dos 1.500 m, Roberto Nobuo Abe Campeão Brasileiro na prova do Lançamento do Dardo, Sonia Maria Toyoshima recordista paranaense dos 100 m estando entre as seis melhores velocistas do Brasil na prova dos 100metros e por três vezes medalha de bronze na prova dos 100 m nos jogos nacionais do Japão representando a colônia japonesa radicada no Brasil , Humberto Garcia de Oliveira Campeão Brasileiro Juvenil na prova dos 800 m, Zenaide Soares Campeã Brasileira Juvenil no Lançamento do disco, Zenilda Soares da Silva Campeã Brasileira na prova do Lançamento do Disco, Manoel Morimoto, Milton Nonose, Jorge Nonose, Jorge Ogassawara, Jorge Morimoto, Alcides Francisco da Silva, Paulo Siqueira, Victor Shiguinov, Marta Kubota, Alice Kasikawa, Vera Toyoshima, Ivone Toyoshima, Geni Maeda, Antonio Manoel Martins Mendonça, Sandra Crul, Marcelo Ribeiro, Maria Madalena Belarmino, Dirceu Casemiro,Denivaldo Zampieri e José Luiz o marcha, que representaram o atletismo maringaense em eventos municipais nacionais e internacionais.

A nossa homenagem professores técnicos : Antonio Yamamoto, Antonio Nakaia, Prof. Dalisbor, Prof. Jair Venâncio, Prof. Victor Shiguinov e Prof. Joaquim Martins Jr. Já nos anos 80 com a construção da Pista sintética Atletismo na Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi criada pelo município de Maringá a Associação Atlética Ingá para atender todas as modalidades com cunho federativo, neste período o atletismo continuou dando a sua contribuição para o esporte maringaense, desenvolvendo o trabalho de base e a formação de novos talentos para a modalidade. Nesta década houve uma parceria com a participação do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá com o Profº. Joaquim Martins Jr e na sequência a Profª. Maria da Conceição Silva e como técnicos da equipe também os Profº Antonio Manoel Martins Mendonça e pela Secretaria de Esportes do Município o Profº Humberto Garcia de Oliveira. O trabalho realizado permitiu apresentar novos valores atléticos para Maringá e para o Brasil.

Tendo como destaque atlético Suely Pereira da Silva na prova do lançamento do dardo que após alcançar uma grande marca transferiu-se de Maringá para São Paulo, onde representou o Brasil nas Olimpíadas de Barcelona, neste mesmo período prof. Antonio Manoel Martins Mendonça descobriu Vanderlei Cordeiro de Lima em Cruzeiro do Oeste o qual formulou o convite para vir treinar e competir por Maringá, após alguns anos com seu esforço pessoal conquistou resultados que o fizeram ser convidado para transferir-se para São Paulo e graças a sua humildade, seu esforço pessoal, a fé em Deus e a vontade de vencer conquistou a medalha Olímpica Barão Pierre de Coubertin nas Olimpíadas de Atenas em 2004.

Outro destaque a ser enunciado é o atleta Elenilson Silva que após ganhar medalha de ouro nos Jogos Pan Americano em Unippeg–Canadá transferiu-se para Maringá emprestando seus conhecimentos para a evolução e formação de novos talentos.

Nos anos 90 houve a extinção da Associação Atlética Ingá, e para não deixar todo o trabalho já existente um grupo de ex-atletas veteranos do atletismo resolveram criar a Associação de Atletismo de Maringá com o objetivo de estimular, acompanhar e promover a prática do atletismo desde a sua base ao alto rendimento e assim permitir que os talentos representassem o Maringá, o Estado do Paraná e o Brasil em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Em 2009 A Prefeitura Municipal de Maringá construiu a Pista de Atletismo no Estádio Regional Willie Davids, certificada nível A pela Confederação Brasileira de Atletismo-CBAT e Federação Internacional de Atletismo _ IAAF, permitindo assim o desenvolvimento da modalidade para treinamentos e competições nacionais e internacionais.

Em 2010 a Associação de Atletismo de Maringá, iniciou o Projeto Centro de Excelência de Atletismo em parceria com a Prefeitura do Município de Maringá, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Academia de Ginástica AUÊ, Universidade Estadual de Maringá através do Depto. De Educação Física e Clinica de Fisioterapia Fisiocêntro, com objetivo proporcionar a projeção do atletismo de Maringá, em disputas nos eventos da Federação de Atletismo do Paraná, Confederação Brasileira de Atletismo, Jogos da Juventude do Paraná e Jogos Abertos do Paraná, possibilitar que crianças, adolescentes e jovens possam participar dos núcleos de iniciação e formação, projetar os talentos nos campeonatos Municipais Estaduais, Nacionais e Internacionais como representantes natos da cidade de Maringá.

Em quatro anos o Projeto Centro de Excelência de Atletismo apresenta seus talentos: Arthur Langowski Terezan 6ª colocação no Ranking Sul Americano na prova dos 400 metros sobre barreira, Lucas de Araujo Santos 12ª Ranking Brasileiro dos 400 metros rasos, Tabata Vitorino de Carvalho atual campeã sul americana juvenil na prova dos 400 metros rasos, Giovane Cristina Ferrarezzi, atual recordista paranaense da prova do salto com vara, Camila Tenório atleta destaque do Paraná em 2014.

Atualmente se busca incessantemente parceiros para apoio a modalidade, para assim elevar a cada dia o surgimento de novos talentos, oportunizando aos nossos jovens poderem representar Maringá, Paraná e o Brasil.

Texto elaborado por: Vivaldo Souza Lima - Ex Atleta
 
 
SEX|18|AGO|2017 
PARCEIROS

FISIOCENTRO

Av Dom Pedro I, 186 - Jd . Independência - Sarandi/PR


Academia AUÊ

Fone: (44) 3225-5235 - Rua Rui Barbosa, 188, Zona 06 - Maringá - PR - Cep: 87020-090


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL



Anuncie aqui