Fale conoscoPágina Principal

Alterar tamanho do Texto     T 
  02/08/2011 | Preste mais atenção no aquecimento
 
 
 Olá amigo corredor! O inverno está aí, e é fundamental ficar muito atento à importância de um bom aquecimento, antes dos treinos e das provas.

Saiba que o aquecimento é composto pelos exercícios realizados antes de uma atividade, visando aumentar a circulação sanguínea e a freqüência cardíaca. São exercícios que se destinam à melhora do desempenho e à redução da probabilidade de lesões, preparando o indivíduo mental e fisicamente para a atividade esportiva. (ALTER, 1999). Em termos fisiológicos, o aquecimento eleva a temperatura do corpo e aumenta o fluxo sangüíneo, possibilitando ao organismo se adaptar do estado de repouso ao de exercício.

É muito comum confundir o alongamento com o aquecimento. Assim, os corredores, simplesmente, depois do alongamento muscular, julgam estar devidamente aquecidos e preparados para o esforço que virá em seguida e protegidos das lesões. As grandes organizações de provas escalam profissionais de educação física para dirigir um alongamento coletivo corretamente, mas, na verdade, este faz parte do programa de aquecimento propriamente dito. O alongamento não deve ser realizado sem um prévio aquecimento e nem o substitui. Este tipo de alongamento tem uma influência desprezível na elevação da temperatura central e muscular e no fluxo sanguíneo.

É fundamental que pouco antes do alongamento, o corredor faça um trote de cerca de 10 minutos ou mais, dependendo do clima, do nível de esforço e das características individuais de cada um. Desta forma, a temperatura dos tecidos musculares ficará elevada, reduzindo os riscos de lesão decorrente do próprio alongamento. Dependendo do nível técnico e das capacidades motoras do praticante, depois de se alongar, recomenda-se ainda manter um trote até a largada e, se possível, realizar algumas acelerações curtas, visando ativar o máximo de fibras musculares, antes do início da atividade principal.

O aquecimento pode ser classificado em três categorias:

Passivo: onde se eleva a temperatura corporal através de meios externos, como bolsas de água quente e duchas.

Geral: a técnica mais utilizada, onde se empregam movimentos que não necessariamente estão diretamente relacionados à atividade que será executada: pedalar, trotar, fazer movimentos ginásticos, pular corda e outros. O objetivo único desta categoria é aumentar o fluxo sangüíneo para os músculos e elevar a temperatura corporal central, preparando o sistema cardiovascular e pulmonar para o desempenho que se seguirá.

Específico: que inclui movimentos similares aos que serão empregados, como os educativos de corrida, corridas com aceleração, corrida em curvas, etc. Porém em intensidades mais baixas.

O tempo de duração e a intensidade do aquecimento dependem do nível técnico de cada um, do clima, da capacidade individual de produzir calor, do grau de intensidade do treino ou da competição, e do resultado pretendido. Citando um exemplo, o aquecimento específico de um corredor de 10km, que faz a prova na casa dos 29 minutos, chega até a assustar a maioria de nós, simples mortais, pois dá a impressão de que ele está gastando todas as suas energias antes da prova!

Seguem abaixo alguns benefícios do aquecimento:

# Aumento da temperatura corporal e dos tecidos.
# Aumento do fluxo sangüíneo para os músculos ativos.
# Aumento da freqüência cardíaca.
# Aumento da velocidade da liberação de energia no organismo (velocidade metabólica)
# Aumento da velocidade de impulsos nervosos.
# Diminuição da tensão muscular.
# Preparação psicológica para o exercício. Obtenção do estado ideal de excitação.


Referência Bibliográfica:
Alter, M.J.; Alongamento para os esportes (1999)
Weineck, J.; Biologia do Esporte (1991)
Weineck, J.; Treinamento Ideal (2003)

Prof. Nelson Evêncio

Consultor Webrun da seção Dicas de Treinamento. Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (CREF n.o 016048-SP), IAAF Nível 3 - CBAT n.o 525. Sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida) e Titular da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.
 
Data: 02/08/2011 Fonte:
 
 
SEG|23|OUT|2017 
PARCEIROS

FISIOCENTRO

Av Dom Pedro I, 186 - Jd . Independência - Sarandi/PR


Academia AUÊ

Fone: (44) 3225-5235 - Rua Rui Barbosa, 188, Zona 06 - Maringá - PR - Cep: 87020-090


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL



Anuncie aqui