|
Ampliar
|
Os maringaenses estarão atentos amanhã (29) de manhã à pista do Estádio OlÃmpico de Tóquio, em Shinjuku. A atleta Tabata Vitorino, 25 anos, estará na pista com a equipe mista de velocistas do revezamento 4 x 400 metros, fazendo sua estreia nas OlimpÃadas de Tóquio 2020 à s 8h (horário de BrasÃlia). Apesar de não serem os favoritos, os atletas brasileiros buscam a vaga para a final que será no sábado e definirá os medalhistas da modalidade.
A equipe é formada por Tabata Vitorino, Tiffani Marinho, João Henrique Falcão e Anderson Henriques. A reserva é Geisa Coutinho. “Fiz uma ótima preparação para Tóquio. Espero que consigamos fazer o tempo necessário para nos classificarmos para a finalâ€, comentou a maringaense pouco antes de embarcar para o Japão.
A prova é disputada por dois corredores homens e duas mulheres em cada equipe. Tabata Vitorino é atleta da Associação de Atletismo de Maringá (AAM) recebendo Bolsa Atleta da Prefeitura de Maringá.
ESPERANÇA - Outro maringaense já estreou em Tóquio. O auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Handebol masculino, Leonardo LuÃs Tezelli Bortolini, 44 anos, confia na recuperação da equipe que fez três jogos e perdeu todos.
A seleção volta à quadra hoje (29), contra os rivais argentinos. São seis equipes que disputam quatro vagas para a próxima fase. Há campeões mundiais, olÃmpicos e europeus. O Brasil foi derrotado pela Noruega na estreia por 27 a 24; perdeu para a França por 34 a 28; e ontem foi derrotado pela Espanha por 32 a 25. “Temos esperanças de nos classificarmos para as quartas de final. Estamos num grupo muito forteâ€, comentou Bortolini.
Outros maringaenses competirão em agosto nos Jogos ParalÃmpicos. A judoca Meg Emmerich chegará em Tóquio como uma das favoritas para ganhar medalha no Judô ParalÃmpico. As irmãs gêmeas Débora e Beatriz, 23 anos, têm grandes chances de repetirem o sucesso na natação dos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru, em 2019, quando conquistaram cinco medalhas. O técnico delas, André Yamazaki, também é treinador da Seleção Brasileira.
As competições começarão em 24 de agosto com 22 modalidades, das quais o Brasil disputará em 20 com 231 atletas. |